Batizada de Samsung Áudio Acordes, a ferramenta inovadora e inédita no Brasil utiliza um sistema de voz para dar aulas de música, expandindo métodos de aprendizado que não necessariamente usam cifras em Braille, conhecida por apenas 10% da população.

“O grande problema é que nenhum curso convencional está adaptado para pessoas com deficiência visual.

A proposta dessa iniciativa é dar aulas em áudio, de forma detalhada, para que haja motivação em aprender”, explicou Laércio Sant’anna, analista de sistemas formado em música erudita e colaborador do aplicativo.


Por meio dessa tecnologia, o software ajuda a eliminar barreiras no processo de aprendizado, como a necessidade de saber ler braile.

Isso é especialmente importante, como aponta a Samsung, porque existem poucas partituras em braile disponíveis e não é possível ler os conteúdos e tocar o violão ao mesmo tempo.

Entre outras coisas, o aplicativo, que é 100% acessível para pessoas com diferentes níveis de deficiência visual, oferece um dicionário em áudio que ensina a tocar os diferentes acordes.

A plataforma também permite salvar as músicas favoritas e compartilhá-las com os amigos por meio das redes sociais. Em breve, os usuários do serviço também poderão acessar áudio aulas, que ensinam a tocar violão desde o nível básico.

Baixe o aplicativo: 

disponivel no google play - baixe o aplicativo