Qual o Melhor Violão para Comprar ?


Essa é uma das principais dúvidas de quem está começando agora.

Qual Comprar ? Um violão de cordas de aço? Novo ou usado?  Um violão acústico ou eletroacústico?  Qual o tamanho e formato do violão para comprar?

Para te ajudar nisso nós preparamos uma série de dicas e informações que vão te auxiliar na escolha de seu primeiro instrumento.

Então vamos lá…

Cordas de aço ou cordas de nylon ? 

Essa é uma das escolhas mais importantes a se fazer, comprar um violão com características diferentes das que se adaptam melhor ao seu gosto e necessidade pode deixar você muito desmotivado a tocar,  então vamos começar a falar sobre cada um deles.

Os violões com cordas de nylon são muito versáteis, e a maioria das pessoas que começam a tocar, especialmente aqui no Brasil, escolhem violões com cordas de nylon, eles se encaixam muito bem para tocar música clássica, MPB, samba e gêneros parecidos.

É um instrumento que não vai machucar tanto seus dedos no começo de seus estudos, mas vale a pena levar em consideração quais as músicas e estilos que você mais gosta para saber se esse é o tipo de violão mais adequado para você, e se estiver muito indeciso sobre qual tipo de violão comprar, a nossa dica é que você comece por um violão com cordas de nylon.

E atenção, não se deve substituir as cordas do violão de nylon por cordas de aço, pois o seu violão pode sofrer vários danos, como o empenho do braço, danos ao tempo, e ao cavalete que pode até ser arrancado, danos à tarraxa etc…

O inverso também não deve ser feito, ou seja, trocar as cordas do violão de aço por cordas de nylon, também não é indicado, os violões com cordas de aço são indicados para quem quer tocar rock, pop-rock, sertanejo, blues, country, louvor de igreja…

Mas não existe regra você pode tocar qualquer tipo de música normalmente com os dois tipos de violão por possuir cordas de aço ele é um pouco mais difícil de começar a estudar, pois provavelmente os seus dedos vão doer um pouco nesse início.

A sonoridade desse violão possui mais brilho e muitas pessoas preferem o aço justamente em função dessa característica no som dele.

Agora uma dica importantíssima para as mulheres crianças e pessoas de baixa estatura, é muito importante levar em consideração o tamanho do instrumento musical que você vai comprar, os violões de aço de tamanhos grandes como os modelos folk e jumbo podem ficar muito desconfortáveis para tocar, especialmente pela posição dos braços.

Novo ou usado ?

Essa questão também depende de diversos fatores, os violões novos possuem garantia, opções de parcelamento, opções variadas de produtos, cores e tamanhos, e segurança na compra, e os violões usados podem ser encontrados com preços muito atrativos, se você não tiver nenhuma ideia sobre qual comprar, a nossa sugestão é que você comece com o novo.

Comprar um violão acústico ou eletroacústico?

Qual violão comprar ? violão acústico


Os violões acústicos não possuem captação e sistemas de pré identificação, ou seja, não é possível ligar esse tipo de violão numa caixa de som ou em uma mesa de som, mas nada impede que no futuro você coloque uma captação no seu violão acústico, se você já estiver pensando em tocar em bandas ou grupos de louvor, em barzinhos, a nossa dica é que você já comece comprando um eletroacústico.

Esse tipo de violão já possui um sistema de captação instalado, o que quer dizer que você já pode plugar na caixa de som para tocar, a captação pode ser passiva, composta apenas pelo  computador, sem controle de equalização e volume ou pode ser ativa, com mais controle para regular o som do instrumento plugado, esse último tipo de captação precisa de uma fonte de alimentação que geralmente é uma bateria de 9 volts.

Uma dúvida simples de quem está começando a tocar agora é se podemos tocar o violão eletroacústico desligado, e a resposta é sim, o violão elétrico pode ser tocado normalmente em qualquer situação, a única diferença é que acabamos de descrever é o fato de que ele pode ser tocado e ligado na caixa.

O que comprar primeiro ? violão ou guitarra ?

Se você já sabe que quer começar pela guitarra, não tem problema nenhum começar por ele, então não hesite em comprar, apenas lembre-se que comprar guitarras sozinhas sem um amplificador não adianta de muita coisa, o dinheiro que você vai gastar será maior. Já o violão pode ser levado para qualquer lugar sem preocupações e também sem a necessidade de um amplificador para tocar, agora se você pretende ter os dois instrumentos, é legal começar com um violão.

Outra dúvida que muita gente que está começando tem…

Se é necessário saber tocar violão, para depois começar a tocar guitarra, e a resposta é não, você pode começar direto pela guitarra, claro que se você já sabe tocar um pouco de cada um deles já vai ajudar muito no outro, mas não tem problema nenhum. Várias músicas de guitarra podem ser tocadas no violão e vice-versa,

Para finalizar vamos dar mais algumas dicas…

Você deve optar pelo instrumento que cabe no seu bolso, se não tiver condições de comprar um instrumento melhor logo de primeira, pesquise muito para encontrar o melhor modelo possível, com a melhor relação custo benefício.

Você tem que gostar de tocar no seu instrumento, então quando for testar, se alguma coisa te incomodar, como uma espessura do braço, tamanho do violão, pergunte ao vendedor e peça para trazer outros modelos para você fazer um teste e ter parâmetros de comparação.

A aparência é secundária, mas também é importante. Comprar um violão que não te agrade visualmente, pode desmotivar você a tocar e nesse caso, não será o melhor para você nesse momento.

Violão de marca é diferente de instrumento de qualidade, então pesquise muito sobre as marcas e modelos disponíveis, algumas marcas possuem linhas de instrumentos totalmente opostas à fama que possui. O violão preto, o pintado é muito bonito mas geralmente é mais difícil de cuidar e limpar, ao comprar o seu primeiro instrumento lembre se que você pode não continuar a tocar, então pense bem antes de comprar um instrumento mais caro e lembre se que o mais importante é o seu gosto, então não se deixe levar por papo de vendedor.

Agora que você já sabe qual instrumento comprar, é só começar a estudar, iniciar seus estudos e aprender muita música.

Espero que esse artigo possa ter ajudado, se sim, comente, compartilhe.

Abraços

Veja outras dicas


 
Compartilhe!!!