Violão para Iniciantes – Dificuldades e Dicas

Compartilhe!!!

Violão para Iniciantes – Conheço muitas pessoas que desejam tocar violão, mas sempre encontram dificuldades no aprendizado.

Percebo que quando elas veem alguém tocando o instrumento, demonstram uma vontade enorme de estar ali, tocando como aquele músico. Mas ao mesmo tempo se mostram frustradas pelos obstáculos que encontram. Se você já tentou tocar violão e não conseguiu, ou está tentando sem sucesso, certamente já se deparou com algumas das dificuldades que abordarei nesse artigo. Esse artigo é para ajudar a resolver os problemas do violão para iniciantes. Ele será uma espécie de aula de violão gratuita para você.

Existem dificuldades bastante comuns. Por exemplo, muitas pessoas não conseguem trocar rapidamente de acorde. Outras não conseguem improvisar com ritmos e batidas. Embora sejam problemas normais, são muitos os estudantes que desistem do instrumento depois de encará-las.

Assim como em qualquer outro aprendizado, para saber tocar violão é necessário um estudo das suas técnicas básicas. Os ritmos e batidas devem ser estudados e praticados para se ter sucesso na empreitada.

É certo que muitas pessoas não praticam o tempo necessário ou não têm o acompanhamento de um profissional. Isso pode gerar alguns equívocos quanto à técnica. Por exemplo, é possível um iniciante estudar a improvisação, desde que ele já domine o ritmo. A tarefa é mais fácil quando se tem aula de violão para novatos.

Curso de violão grátis

Violão para Iniciantes curso-de-violão-grátis

Você pode achar um curso de violão grátis na internet, mas não é possível saber se ele vai ao foco do problema. A solução para as dificuldades mais comuns é essencial, e isso nem sempre é abordado em curso de violão grátis.

Nos tópicos abaixo você encontrará algumas informações e dicas que lhe ajudarão a Não Desistir de Tocar Violão. Se muitos conseguem, você também pode, pois os seres humanos são iguais.

Trocas rápidas dos acordes, desistir ou continuar?

A troca rápida de acordes é uma das maiores dificuldades do violão para iniciantes. Muitos desistem de aprender por não conseguirem fazê-la. Você sabe por que isso acontece? Normalmente o estudante não compreende os requisitos para o aprendizado. E um dos mais importantes é a persistência. Se o iniciante não pratica suficientemente ou não possui alguém que o oriente, é possível que ele desista quando encontrar dificuldades.

Curso de violão para iniciantes

Por isso é muito importante ter aulas de violão para novatos com um professor. Com um curso de violão para iniciantes tudo fica mais fácil, pois o estudante receberá um roteiro de aprendizado pronto. Mas fique tranquilo, pois explicarei uma maneira simples e sistemática de dominar a técnica da troca de acordes.

A primeira coisa que você precisa saber é que não se trata de velocidade, mas sim de coordenação nas mãos. Quando a mão que faz o acorde precisa trocar de posição, por reflexo a mão que está fazendo o ritmo também para. Esse erro no violão para iniciantes é um dos primeiros que devem ser corrigidos.

Para que a mão que troca os acordes consiga mudar de posição sem nenhum atraso em relação ao ritmo, é necessário que o estudante treine esses movimentos incansavelmente. Só mesmo a prática constante permitirá que se troque o acorde enquanto o ritmo é tocado, de maneira que a música não pare. Essa técnica necessária para se tocar violão depende, então, do foco na coordenação, e não da velocidade.

Resumindo: quando se toca o mesmo acorde, é a mão do ritmo que irá trabalhar. Quando você precisar mudar de acorde, deve estar atento à constância do ritmo.

Abaixo você encontrará um exercício de violão para iniciantes que acelera o aprendizado dessa técnica:

1. Escolha 3 acordes com diferenças significativas entre si; chamemos eles de acordes 1, 2 e 3.
2. Faça o acorde 1 no braço do violão e toque-o uma só vez.
3. Em seguida, faça o acorde 2 e toque-o uma só vez.
4. Agora faça o mesmo com o acorde 3.
5. Vá, gradativamente, aumentando a velocidade do exercício, até que não precise mais pensar antes de trocar de acordes.
6. Quando dominar o exercício, aumente o número de acordes. Faça-o com 4, depois com 5, até conseguir executá-los com coordenação e ritmo.

violão para iniciantes - Como tocar violão passo a passoComo tocar violão passo a passo

Você perceberá a diferença no seu aprendizado quando executar essas dicas simples que coloquei aqui. Muitas vezes acabamos patinando, sem sair do lugar, porque não entendemos como funciona o processo de aprendizado. Ele funciona por partes, e é preciso saber como tocar violão passo a passo.

Portanto não desista! Continue, pois a persistência é necessária ao aprendizado! O violão para iniciantes tem suas dificuldades, mas se o estudante treina o essencial, quando menos esperar estará improvisando, porque dominou os passos anteriores. E é sobre improvisação que falarei no próximo tópico.

Improvisação, por que a dificuldade?

O improviso é outra grande dificuldade no violão para iniciantes. Isso porque é preciso estar um pouco avançado no estudo para consegui-lo. É necessário entender melhor sobre ritmos (em outro tópico abordaremos mais esse assunto) e ter um conhecimento técnico e teórico em um nível intermediário. Por causa disso, muitos estudantes desistem das aulas de violão para novatos, pois acreditaram que conseguiriam improvisar simplesmente ao estudar os primeiros passos.

Na verdade, o músico precisa dominar o ambiente da música, para que consiga encaixar uma criação improvisada ali. Ter parâmetros musicais é essencial para criar um solo improvisado, por exemplo. Mas isso não significa que apenas estudantes avançados podem improvisar, pois existem vários níveis de improvisação. Com poucas aulas você pode dominar o nível básico, para então ir melhorando e deixando mais complexos suas improvisações.

O violão para iniciantes exige o aprofundamento em 2 áreas do estudo antes de conseguir improvisar:

1. Campo Harmônico e Tonalidade Musical.
2. Execução de Escalas em Várias Tonalidades Musicais.

Você conseguirá improvisar ao aprender a dispor as escalas de modo criativo e simultâneo em uma tonalidade musical. Dominar a improvisação é importante até mesmo na hora de compor, pois você terá um conhecimento amplo de sequências de notas musicais que poderá utilizar nas suas músicas.

Cada músico possui uma criatividade e musicalidade que contribuem para uma criação musical única e individual. Você poderá até mesmo criar técnicas e estudos diferentes para chegar a diferentes criações. Para que seu conhecimento musical aumente, escute e tire o máximo de peças diferentes, com ritmos diferentes. Mesmo aprendendo o violão para iniciantes, você já estará desenvolvendo uma maior amplitude e capacidade de composição.

Ritmos e Batidas

Se o estudo de ritmo e batidas for deixado de lado, o estudante terá sérios problemas de acompanhamento da música. A prática de exercícios é essencial. Leia abaixo algumas dicas:

1. Antes de tudo é preciso conhecer bem a música que você irá executar. Compreenda como deverá ser feitos os movimentos e quanto tempo eles duram. Depois de que tiver memorizado o ritmo você poderá tentar executá-lo no violão.

2. Em seguida, você irá treinar a mão direita (caso você seja destro) no ritmo. Só depois você usará a mão esquerda no braço do violão. Assim evitam-se muitos erros, pois antes de executar a música você já treinou as duas mãos.

3. Agora você irá tocar o ritmo e as batidas em uma velocidade reduzida. Você conseguirá compreender a música corretamente. Depois, basta aumentar a velocidade até chegar no tempo normal da música.

Embora simples, essas dicas fazem a diferença no aprendizado de violão para iniciantes. Se você também possui a dificuldade de cantar enquanto toca, o próximo tópico vai lhe ajudar.

Cantar e Tocar ao mesmo tempo

Os estudantes não conseguem cantar e tocar ao mesmo tempo devido a vários motivos. Algumas ficam inibidas, outras não gostam de sua voz ou acham que não dominam a técnica de canto, e outras simplesmente não conseguem porque se atrapalham.

Mas assim como as outras dificuldades do violão para iniciantes, essa pode ser superada com muita prática e dedicação. Basta ter um bom senso de tempo, ritmo e habilidade para combinar as duas ações de uma só vez. Veja algumas dicas para acelerar seu aprendizado nesse ponto:

1. Treine com um compasso 4/4.

Decore a letra da música que escolheu e pratique seu canto. Execute a música enquanto faz um compasso 4/4 com o dedo mindinho. Se você não sabe como são essas batidas, tenha um metrônomo ao seu lado. Você pode comprar em lojas de instrumentos musicais ou usar um metrônomo online gratuito.

Em seguida, conte em voz alta “1 e 2 e 3 e 4 e” ao mesmo tempo em que toca. O “e” entre os números vai ajudar a manter o ritmo. Quando dominá-lo, não fale mais os números, basta só seguir a música. Aos poucos vá adicionando palavras na canção.

2. Utilize a música original para treinar.

Aprenda a tocar e a cantar separadamente uma música que você gosta. Depois, coloque para tocar a música original, acompanhe com o violão e tente, ao menos, cantarolar a letra. Continue com essa prática até que possa cantar e tocar sozinho sem a música original.

Toque a música sem pensar nela, ou seja, esquecendo sua parte técnica (acordes, dedilhados etc.). Cante a letra deixando o som do violão em um plano de fundo. Enquanto seu consciente se concentra na melodia e na letra, o subconsciente foca nos acordes da música. É como se um lado do cérebro cantasse e o outro tocasse.

Nosso cérebro utiliza ondas alfa (consciente) para se concentrar e manter o foco em algo. Para executar comandos automáticos, sem pensar neles, o cérebro utiliza as ondas beta (inconsciente).

Com muita prática você conseguirá dominar o exercício e, em consequência disso, cantar músicas difíceis enquanto toca sons complexos.

violão para iniciantes - Treine na frente da TV3 – Treine na frente da TV.

Primeiramente, domine os acordes. Em seguida, sente-se em frente à TV e continue tocando enquanto assiste.

Você perceberá que sua independência está se desenvolvendo quando estiver tocando bem e acompanhando o que acontece na TV. Desenvolva esse exercício com livros (ver a dica 6), até que consiga cantar e tocar músicas completamente diferentes.

4 – Memorize letra e música separadamente.

Reproduza a música original para cantar junto. Se desejar, cante mentalmente. O importante é guarda-la na memória. Em seguida, toque a canção com o violão, sem cantar. Quando tiver guardado tanto a música quanto a letra, execute a música cantando em voz alta.

5. Toque acordes que chamam um ao outro (ex. E, D, G).

Escolha uma “palavra de exemplo” para cada acorde. Você deverá falar as palavras de exemplo cada vez que executar um dos acordes. Escolha palavras que rimam, pois isso ajudará a distingui-las.

Faça esse método com uma música real. O exercício é ótimo porque ensinará você a ter sincronização entre a palavra e o instrumento.

6. Toque e leia

Quando você tiver dominado a música, toque-a enquanto lê um livro. Quando você conseguir tocar e ler ao mesmo tempo, escolha outro ritmo e leia o livro em voz alta.

Depois que você executar essas dicas, cantar e tocar será muito mais fácil.

Dicas
• Não fique frustrado se você não dominar a técnica rapidamente. Isso é normal. Apenas continue praticando até conseguir.
• Escolha músicas acústicas para praticar, principalmente aquelas que possuem dedilhados repetitivos.
• Faça esse exercício: execute um acorde comum, em seguida um acorde aleatório, e então comece a falar. Essa prática fará com que você desenvolva a habilidade de cantar e tocar ao mesmo tempo.
• Muitos músicos que eu conheço não conseguiam nem falar e tocar ao mesmo tempo. Ao praticar, as confusões do cérebro vão-se embora rapidamente. Saber que é possível é uma parte importante do trabalho.
• Se tiver ao seu alcance, peça para alguém lhe acompanhar com uma batida de rock na bateria. Isto lhe ajudará a dominar o ritmo.

Em curso de violão para iniciantes é visível que a vontade de tocar dos alunos aumenta quando eles entendem que tocar violão é possível. Com dedicação e paciência você também irá tocar as músicas que sempre sonhou, e isso não tem preço.

Espero que esse artigo tenha lhe ajudado a superar suas dificuldades com o violão. Só as boas dicas ensinam como tocar violão passo a passo. Por isso, gostaria que você deixasse um comentário com a sua opinião, para eu saber se posso continuar publicando conteúdo sobre como aprender violão etapa por etapa.

Se gostou do artigo curta e compartilhe no Facebook https://www.facebook.com/meuviolaoacustic

Summary
Violão para iniciantes – Dificuldades e Dicas
Article Name
Violão para iniciantes – Dificuldades e Dicas
Description
Violão para iniciantes. Se você já tentou tocar violão e não conseguiu, ou está tentando sem sucesso, certamente já se deparou com algumas dificuldades.
Author
Publisher Name
Violão Acústico
Publisher Logo
 
Compartilhe!!!